Essa história começa em 1807, quando os primeiros carros movidos por motor de combustão interna a gás combustível foram criados. Já em 1885, o primeiro carro de três rodas foi desenvolvido pelo Engenheiro alemão Karl Benz, já com motor a gasolina. Com o sistema de arranque a manivela, tinha potência de o,8 cv, chegando a 18 km/h e era chamado de Motorwagen.
Já em 1886 temos o primeiro carro de quatro rodas, foi inventado pelo Engenheiro Gottieb Daimer, também alemão. Porém a potência não era superior ao Motorwagen, a primeira versão quatro rodas atingia apenas 16km/h.
Uma empresa francesa foi quem levou essa criação para frente, Panhard et Levassor iniciou sua produção e vendas de veículos. Porém, em 1892 temos o primeiro Ford, produzido por Henry Ford.

Em 1904 as coisas começaram a ficar ainda mais interessantes. A produção começou a se intensificar na Europa, com França (De Dion, Bouton, Berliet, Rapid), Alemanha (Mercedes-Benz) e Itália (Fiat, Alfa-Romeo). Enquanto Espanha e Suíça apostavam em algo mais luxuoso e potente, o Hispano-Suiza.
As montadoras começaram a se dedicar também a fabricação de automóveis mais baratos logo após a Primeira Guerra Mundial, foi onde começaram as produções em série. Henry Ford nos Estados Unidos e Willian Morris na Inglaterra começaram a ter resultados impressionantes, logo as outras montadoras começaram a aumentar a produção. Esse sistema passou a ser conhecido como “Fordismo”.
